popmind pesquisas

Popminds Pesquisas

Quinta, 18 de Fevereiro de 2016

Lorem ipsum dolor

"No mundo real da propaganda, muitas vezes se resume a uma pessoa criativa dizendo 'eu gosto deste' ou 'eu gosto disso," sem muita confiança em pesquisa ". Esta afirmação é de Curtis P. Haugtvedt, PhD, ex-presidente da APA (American Psychological Association) e professor associado de psicologia e marketing da Universidade do Estado de Ohio. "Os psicólogos têm todo o conhecimento sobre persuasão e comunicação. As pessoas precisam entender que há uma maneira científica de aprimorar a propaganda."

Hoje os psicólogos se tornaram vítimas de restrições orçamentárias das agências de publicidade. A psicóloga Esther Thorson, PhD, professora e decana associada de estudos de pós-graduação na Escola de Jornalismo da Universidade de Missouri, em Columbia, diz que isso é uma vergonha."Há um ditado na publicidade que metade de cada dólar de publicidade é desperdiçado, mas você não sabe qual metade", diz ela. "Se tivéssemos uma ciência de imagens, não haveria tantos erros."

De acordo com Jane Raymond, as agências de propaganda poderiam evitar problemas se elas aproveitasses as pesquisas dos psicólogos sobre a visão e percepção. O próprio trabalho de Raymond se concentra em como as pessoas processam as imagens. De acordo com Raymond, os telespectadores simplesmente não pode armazenar tudo o que os anunciantes exibem para  eles."Nós temos a ilusão de que cada imagem que se apresenta é de alguma forma codificada pelo cérebro", explica ela. "Nossa pesquisa sugere que nós processamos a informação em 'goles'. O cérebro sai, pega um pouco de informação, digere, então pega um outro bocado."

A propaganda possui processos mentais que muitas vezes são desconhecidos do pessoal de criação. Uma propaganda bonita, criativa e bem acabada não quer dizer que é uma propaganda eficiente. É necessário que a publicidade comece a ser vista mais como uma ciência do que como um ato de criatividade!!

Parte do texto estraído de: http://www.apa.org/monitor/oct02/advertising.aspx

 

Voltar